segunda-feira, 4 de maio de 2009

O romance


Por que razão é um romance tão apelativo e fascinante?

O ser humano é um ser que está muito ligado aos sentimentos. Um romance é uma poderosa ferramenta para trazer à tona alguns desses sentimentos. Sentimentos que desejamos, que aceitamos, que gostamos.Positivos ou negativos, são sentimentos que queremos que nos envolvam, pois conscientemente, já sabemos que eles estarão lá.

Um romance por definição é a interacção de duas pessoas que eventualmente têm um final feliz. Generalizando, tem um final anunciado e é isso que a pessoa procura quando o lê. Página atrás de página até chegar a uma conclusão.
No entanto, não é pelo final que a pessoa lê o livro. É o objectivo final sim, mas é pela viagem que este lhe proporciona que uma pessoa lê um romance.
É pela ignorância do leitor que a história se desenvolve. Por querer saber para onde está a ir e desfrutar o caminho por onde está a ser levado.

Que sentimentos podem ser evocados?
Fascínio pelo lugar onde a acção se desenrola, pela descrição da paisagem que em último caso cria o desejo de a conhecer, para poder associar uma imagem ao conto de uma história especial que aconteceu apenas metafísicamente?
Interesse pela trama da história, pelo drama que pontua a inabilidade de chegar ao final desejado pelo autor e quiçá pelo leitor e como variadas personagens reagem aos acontecimentos que se desenrolam.

Qual a origem do interesse?
Poderá eventualmente ser pela disposição natural do leitor que "torce" pela personagem principal para que solucione os obstáculos à sua frente e consiga o seu tão desejado amor?
Porque é um leitor curioso e quer saber qual o final da história em particular?
Porque imagina o cenário em particular e deseja ser parte desse mundo, das circunstâncias que o definem, dos sentimentos que os personagens evocam um pelo outro?

Ou será que é porque o leitor se identifica com algum aspecto do personagem ou da situação em que se envolve?
A memória é uma coisa poderosa e associada a sentimentos. Ao ver o personagem passar por provações que o leitor passou, este pode "torcer" pelo personagem para que ele tome uma decisão certa e diferente que o leitor tomou, ou então amaldiçá-lo por tal. Ou pode "torcer" para que ele tome as decisões certas e consiga ultrapassar as mesmas provações que o leitor e igualmente sair-se vitorioso.
As reminicências de cada pessoa podem despoletar certos sentimentos passados ao ler um romance. Podem lembrar-nos de coisas que não fazemos à algum tempo e outras com as quais não lidámos por qualquer razão.
Um romance pode refrescar a memória, pode evocar lembraças de um casal jovem apaixonado a uma pessoa que ultrapassou esse estágio da sua vida e desejar essa chama perdida na sua vida, ou ser um jovem que está a viver essa fase e deseja ardentemente encontrar a pessoa indicada para lhe transmitir o mesmo calor e amor que é transmitido pelos personagens no designado romance.

Em suma e tremendamente influenciado por um romance que li recentemente e compulsivamente, me revi com uma história situada numa cultura diferente, com variantes diferentes, mas com a qual me identifiquei em parte pelo personagem principal, em parte pelo seu desejo último, que era o de conseguir o amor retribuído pela sua alma gémea e de construir uma vida em conjunto, com uma certa dose de inocência e bondade que também pauta o meu coração.